As pronúncias “EL” (אל) e “UL” (אול).

Alguns líderes religiosos, alicerçados de que o titulo “EL” (אל ) é um nome de um deus pagão, mudaram os títulos de “Elohim”(אלהים) e “EL” (אל)  para “ULhim” (אולהים)e “UL” (אול), sem a mínima base escritural ou documental para obterem essa pronúncia “UL” (אול)

Entendam: para mudar de EL (אל)  para UL (אול), esses líderes religiosos acrescentaram uma letra “wav” (ו) a esse título. Podemos acrescentar algo à palavra do Eterno?

“Toda a Palavra de אלהים é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” (Prov 30:5-6)
 
1) Que argumento usam para justificar esse acréscimo de uma letra?
Comentário: Começam dizendo que no original “arcaico” era “UL” (אול).
Quando se pede uma prova de algum “único” fragmento que tenha essa palavra aplicada ao Eterno, já começam a correr, como se isso fosse um “dogma”, algo intocável.
Na verdade correm porque não tem argumento e nem prova, só isso.
Pergunto ao leitor:
Não é justo pedir um único fragmento escritural que tenha essa palavra?
Ora
São mais de 3.800 palavras “ELohim” (אלהים) e “EL” (אל)
São mais e 2.200 palavras “IsraEL” (ישראל)
São mais de 90 nomes “ELias” (אליהו)
O Nome Immanu EL      (עמנו אל)
E muito mais palavras e nomes..
Todas essas palavras levam título do Eterno…
Então meus irmãos, onde os escribas esconderam esses milhares “wav’s” que não se encontra nenhum?  Vamos acordar….
Não sobrou nenhum fragmento que comprove que era assim?
Esse argumento de que foram mudados de  (אולהים)  para  (אלהים)  é muito fraco,
na verdade, um absurdo.
 
2) Qual outra explicação eles tem para essa mudança?
Neste caso,  eles mostram um fragmento de um dicionário atual onde diz que a palavra “UL” significa poderoso e que a palavra “EL” deriva de “UL” e logo, o derivado não é original.
Comentário:
Anexo uma resposta muito bem colocada a respeito desse assunto.
el ou ul
 
3) Que  mais argumentam?
Uns, mais simples ainda, dizem que o nome do Rei ShaUL e o nome do apóstolo ShaUL bastam. Quanta ingenuidade.

שָׁאוּל

O nome   שאול  significa “pedido” ,”emprestado”, “perguntado” …simplesmente.
Não tem nada a ver com “Pedido à UL”, como afirmam os que não estudam.
“שאול“  é o particípio passado do verbo “Pedir”. Só isso.
Veja o que diz o Dicionário Strong
H7586 שָׁאוּל Sha’uwl (shaw-ool’) n/p.
1. asked  (Pedido)
2. Shaul, the name of an Edomite and two Israelites
[passive participle of H7592]  – Particípio passado da palavra  h7592  Shael ( Pedir, requerer )
KJV: Saul, Shaul.
Root(s): H7592
H7592 שָׁאַל שָׁאֵל sha’al (shaw-al’) (or shael {shaw-ale’}) v.
1. to inquire
2. (by implication) to request
3. (by extension) to demand
[a primitive root]
KJV: ask (counsel, on), beg, borrow, lay to charge, consult, demand, desire, X earnestly, enquire, + greet, obtain leave, lend, pray, request, require, + salute, X straitly, X surely, wish.
 
Só para análise, observe como muda o sentido da palavra, quando há uma mudança de vogal.
 
ShaUL SheOL
 
http://www.hebraico.pro.br/biblia/quadros.asp
 
Observação interessante é que os nomes do rei Saul e do profeta Samuel ocorrem juntos o tempo todo nos textos de 1Sam e 2Sam e no entanto, de acordo com os líderes religiosos, os escribas só tiraram todos os “wav’s” do nome de SamuEL  e deixaram somente o nome do ShaUL.
Seja sincero;  Não estão indo longe demais essa incoerência? É muita incoerência. Muito ajuste, muito remendo para justificar algo simples.
Dizem que para arrumar uma mentira, deve-se contar mais cem. Ou seja, não dá para arrumar.
Vejam que cada nova justificativa não convence e enrola mais o assunto.
 
4) Tem mais argumento?
Pelo jeito param o dogma por ai.
Mas, podemos acrescentar mais comentários?
Uma fato interessante e que eles não explicam é que não encontramos, nem no Antigo Testamento, nem nas palavras do Maschiach e muito menos nas palavras dos apóstolos, qualquer tipo de discussão a respeito desse assunto específico.
Argumentar que “Eis que em vão tem trabalhado a falsa pena dos escribas.” Jer 8:8 é muito vago e não cabe neste assunto.
 
Resumo:
Se,  “Toda a Palavra de אלהים é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” (Prov 30:5-6)
 
Se,  acrescentaram a letra “wav” ( ו ) sem base alguma e não tem nenhuma prova escritural ou documentos arcaicos de que possam comprovar que antes era assim( E a escritura fala para não acrescentar nada)
 
Se toda argumentação apresentada é muito fraca, incoerente e não suporta uma análise crítica e sem dogmas.
 
Podemos concluir o quê?
Que esses líderes religiosos, estão baseados em suas próprias ideias, convencendo os mais fracos à força para aceitarem seus argumentos, sem a mínima base escritural ou histórica
 
Abaixo algumas fotos de documentos arcaicos, com a citação dos liks  onde se encontram , onde aparece a sequência  EL”   [אל]  ( Alef, Lamed)

Tel Dan - 850 AC - Páleo Na oitava linha do bloco maior, de cima pra baixo, aparece a escrita "ISRAEL" em caracteres páleo.Mais detalhes: http://www.ancient-hebrew.org/6_06.html (Alef, Lamed) e não (Alef, wav, lamed)

Tel Dan – 850 AC – Páleo Na oitava linha do bloco maior, de cima pra baixo, aparece a escrita “ISRAEL” em caracteres páleo.Mais detalhes: http://www.ancient-hebrew.org/6_06.html
(Alef, Lamed) e não (Alef, wav, lamed)

Tel DAN - 850 aC MLK . YShR'L - Rei (de) IsraEL (Alef, Lamed) e não (Alef, wav, lamed)

Tel DAN – 850 aC
MLK . YShR’L – Rei (de) IsraEL
(Alef, Lamed) e não (Alef, wav, lamed)

Pedra Moabita - A palavra IsraEL, escrita em caracteres páleo (830 aC). Traz a insrição (alef, wav) e não (alef, wav, lamed). Portanto, a pronúncia UL está errada. Nunca se encontrou uma inscrição com as letras (alef, wav, lamed - UL) aplicada ao eterno. (Ver detalhe no rodapé da foto)

Pedra Moabita – A palavra IsraEL, escrita em caracteres páleo (830 aC). Traz a insrição (alef, wav) e não (alef, wav, lamed). Portanto, a pronúncia UL está errada. Nunca se encontrou uma inscrição com as letras (alef, wav, lamed – UL) aplicada ao eterno. (Ver detalhe no rodapé da foto)

Pedra Moabita ou Estela de Mesha - Aqui aparecem várias vezes o nome Israel. Este objeto, documento histórico tem cerca de 930 anos a.C., ou seja tem quase 3.000 anos.

Pedra Moabita ou Estela de Mesha – Aqui aparecem várias vezes o nome Israel. Este objeto, documento histórico tem cerca de 930 anos a.C., ou seja tem quase 3.000 anos.

Comentário de Habakuk Estima-se ente 200 e 150 anos AC, ou seja, este documento tem cerca de 2.200 anos. Detalhe : Aparece o Nome do Eterno em caracteres paleo hebraico e , acima "Alef, lamed" ( EL ) http://dss.collections.imj.org.il/habakkuk

Comentário de Habakuk Estima-se ente 200 e 150 anos AC, ou seja, este documento tem cerca de 2.200 anos.
Detalhe : Aparece o Nome do Eterno em caracteres paleo hebraico e , acima “Alef, lamed” ( EL )
http://dss.collections.imj.org.il/habakkuk

http://www.ancient-hebrew.org/31_selections.html Isaias 7:14 - Immanuel This passage from the Dead Sea Scrolls has a few differences from the Masoretic text (as used today in all Hebrew Bibles and which most translations are based on). In the top line the word יהוה (YHWH) is underlined, this is the name of God. In the Masoretic text the word אדוני (adonai) is used instead. In the bottom line, near the middle is the word וקרא (v'qara) meaning "he will call". In the Masoretic text this word is written as וקראת (v'qarat) meaning "she will call". On the bottom line near the left end is the word עמנואל (imanuel). This word is the combination of two words - עמנו אל (imanu el). Because these two words are grouped together as one we know that it is a name. In the Masoretic text this name is written as two separate words - עמנו אל (imanu el).

http://www.ancient-hebrew.org/31_selections.html
Isaias 7:14 – Immanuel
This passage from the Dead Sea Scrolls has a few differences from the Masoretic text (as used today in all Hebrew Bibles and which most translations are based on). In the top line the word יהוה (YHWH) is underlined, this is the name of God. In the Masoretic text the word אדוני (adonai) is used instead.
In the bottom line, near the middle is the word וקרא (v’qara) meaning “he will call”. In the Masoretic text this word is written as וקראת (v’qarat) meaning “she will call”.
On the bottom line near the left end is the word עמנואל (imanuel). This word is the combination of two words – עמנו אל (imanu el). Because these two words are grouped together as one we know that it is a name. In the Masoretic text this name is written as two separate words – עמנו אל (imanu el).

http://www.ancient-hebrew.org/31_selections.html Isaias 9:6 - manuscrito de 140 aC traz a inscrição "alef, lamed". This verse also has a few differences from the Masoretic text. On the bottom line the underlined word to the right is אלגבור (elgibor). In the Masoretic text this is written as two words - אל גבור (el gibor). The word אל (el) means "God" and גבור (gibor) means "warrior". Together these words mean "God is a warrior". Because these two words are written as one in the Dead Sea Scroll it appears that these two words are a name - "elgibor". The two underlined words to the left of "elgibor" is אבי עד (aviy ad). The word אבי (aviy) means "father of.." and עד (ad) means "again" or "until". This word is often used in the phrase לעלם ועד (l'olam v'ed). While this is usually translated as "forever and ever" it literally means "to eternity and again". The word עד (ad/ed) never means "eternity". These two words would best be translated as "father of Ad (a name)" as "father of again" or "father of until" makes no sense. In the Masoretic text these two words are written as one indicating a name - Aviyad.

http://www.ancient-hebrew.org/31_selections.html
Isaias 9:6 – manuscrito de 140 aC traz a inscrição “alef, lamed”.
This verse also has a few differences from the Masoretic text. On the bottom line the underlined word to the right is אלגבור (elgibor). In the Masoretic text this is written as two words – אל גבור (el gibor). The word אל (el) means “God” and גבור (gibor) means “warrior”. Together these words mean “God is a warrior”. Because these two words are written as one in the Dead Sea Scroll it appears that these two words are a name – “elgibor”.
The two underlined words to the left of “elgibor” is אבי עד (aviy ad). The word אבי (aviy) means “father of..” and עד (ad) means “again” or “until”. This word is often used in the phrase לעלם ועד (l’olam v’ed). While this is usually translated as “forever and ever” it literally means “to eternity and again”. The word עד (ad/ed) never means “eternity”. These two words would best be translated as “father of Ad (a name)” as “father of again” or “father of until” makes no sense. In the Masoretic text these two words are written as one indicating a name – Aviyad.

Mais comentários:
https://yahwh.wordpress.com/2013/12/30/as-pronuncias-el-%D7%90%D7%9C-e-ul-%D7%90%D7%95%D7%9C/

 
Abaixo, alguns documentos arqueológicos que comprovam que a escrita sempre foi “ELohim” (אלהים) e “EL” (אל)
 
Great Scroll IsaiahPedra Moabita Estela de Mesha 1Pedra Moabita Estela de Mesha

 

Comentário de Habakuk

Marzeah Papyrus

Elephanine Papyrus

Pentatheuco Samaritano

 

 

Documemto 4Q41 YHWH ELohim

 

Cerca de 200 aC - Lev 21:6-11 escrita em Páleo hebraico "ELohim (Alef, Lamed) http://www.deadseascrolls.org.il/explore-the-archive/image/B-295275

 

Cerca de 200 aC - ELohim + o Nome em caracteres arcaicos http://www.deadseascrolls.org.il/explore-the-archive/image/B-314640

 

Ver mais em:

https://www.facebook.com/yahwh.yah/media_set?set=a.139789996203306.1073741839.100005169192827&type=3

 

2 comentários sobre “As pronúncias “EL” (אל) e “UL” (אול).

  1. Aprendi que o termo usado EL vem de divindades cananeias como sendo esse pai de Baal ou bal que pode ser traduzido por Senhor, dono ou marido, esposo fico triste por que sei que historicamente o povo yaohudi se prostituiu e deixando o culto ao Eterno e verdadeiro criador se deixou levar por deuses de povos como Filisteus, cananeus, egipicios e por ai vai até mesmo pelos gregos e que é evidente ate mesmo nas biblias que foram traduzidas para o latim é evidente na história dos hebreus tais desvios prova disso foi Salomão então me pergunto no que acreditar uns dizem com bases que ulhim Yauhu é o certo outros Yahu ul outros Yaohuh ulhim outros yewova sabe ta ficando dificil de entender no que realmente acreditar

    • Shalom !

      Olá irmão.
      A pronúncia correta é “Yaohuh”, (Iaorru). Veja o estudo “ditongos” neste blog. Se você estudar verá que todos os “outros nomes” caem por terra diante da provas documentais e pronúncias do hebraico tradicional. Quanto a pronúncia do título “EL”, reveja o estudo e tire as conclusões. Não existe qualquer documento que comprove a escrita “UL” no caso escrita com (Alef, wav, lamede) aplicado ao Eterno. Para se obter a pronúncia “UL” é ecessário uma escrita dessa forma (Alef, Wav, lamed) e isso nunca se encontrou. Aos poucos esses que pronunciam “UL” estão admitindo que erraram nessa escrita e pronúncia. Veja outros estudos nesta página

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